Decodificado DNA do vírus da AIDS
ROMA - Uma equipe de cientistas da Carolina do Norte, liderados pelo pesquisador Kevin Weeks, conseguiu concluir o mapeamento genético do vírus HIV-1, subcategoria do HIV, responsável pela Aids.
O resultado da pesquisa é destaque da edição desta quinta-feira (6) da revista científica Nature. O estudo poderá auxiliar no desenvolvimento de um antiviral contra a Aids. O mapeamento genético também possibilita a compreensão do comportamento peculiar do vírus.
O HIV-1 é uma subdivisão do HIV encontrada sobretudo na Europa, América e África Central, ao passo que o HIV-2 é registrado com mais frequência no restante da África e nos países da Ásia.
Os cientistas explicam que o as informações genéticas do vírus se encontram em um só filamento de ácido ribonucléico (RNA), ao passo que o código genético dos mamíferos é armazenado em filamentos duplos de DNA.
O problema é que a informação codificada no RNA é mais complexa. O RNA se dobra com mais facilidade em estruturas mais intrincadas e tridimensionais. Weeks e os outros pesquisadores usaram uma tecnologia de análise do RNA chamada Shape.
Como os cientistas suspeitavam, a composição dos nucleotídeos influencia a produção das proteínas. Mas a equipe de pesquisadores também demonstrou que as estruturas do RNA influenciam diversas etapas do ciclo infeccioso do HIV, como o transporte das proteínas.
O estudo tem diversas implicações, tanto para desenvolver novos fármacos, como "para compreender outras funções do genoma do RNA, que são importantes para o ciclo de vida destes vírus".
Graças à decodificação genética, os cientistas começaram a entender quais são os disfarces que o genoma usa para ajudar o vírus a não ser identificado no corpo humano.
Breve matéria será lançada na VEJA, EPOCA ou Isto É...


0 Comentários de Decodificado DNA do vírus da AIDS
Deixe seu comentário!