Design da base estrutural da droga - Fatos e Estudos
"Se você acha que a pesquisa pode sair caro, tente ficar doente."
- Mary Woodard Lasker
Além de salvar vidas e melhorar a saúde da América, a investigação biomédica conserva custos e leva ao crescimento econômico. Uma nação saudável significa uma maior força de trabalho com maior produtividade. Enquanto uma criança nascida em 1900 tinha uma esperança média de vida de 47 anos, hoje, esse fator já é maior que a faixa dos 77 anos.
Esses anos extras traduzidos em dólares: O Congresso Comitê Econômico Comum, estimou um ganho líquido anual de US$ 2,4 trilhão, como resultado do aumento da esperança de vida.
AIDS: Pesquisa resgata vida
Uma das formas de investigação para prolongar a vida é através da descoberta de novos medicamentos para combater doenças terríveis como a AIDS. Em 1981, médicos testemunharam o início desastroso da AIDS, quando os primeiros casos de infecção com o vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, começaram a surgir. Apesar do fato de que na altura em que investigadores rapidamente perceberam a devastação que a AIDS seria provavelmente a causa, mortes devido ao HIV continuaram a subir a um ritmo alarmante em toda a década de 1980 e início de 1990. Todos os anos, durante esse período, a AIDS matou cerca de meio milhão de americanos com idades compreendidas entre os 25 e 44.
Mas, em 1995, as mortes por AIDS caíram drasticamente, como resultado da descoberta de uma maneira completamente nova para tratar a infecção pelo HIV (Fig. 1). O público americano logo veio a conhecer a nova terapia de salvação como "o coquetel." Traduziu-se utilizando uma combinação de medicamentos para o HIV atacando-o de diferentes maneiras, assim criando novos meios de escapar do vírus. O componente crítico desta mistura de medicamentos foi de um novo tipo e de um medicamento chamado inibidor da protease. Pesquisa básica apoiada pelo National Institute of General Medical Sciences levou diretamente para a descoberta desta classe salva-vidas classe de medicamentos.
Fig. 1. Mortes por AIDS caiu drasticamente em 1995, quando inibidores da protease HIV tornou-se disponível para os pacientes CDC.
No início de 1980, esta abordagem foi só tomando conta, mas que não gozam de respeito da comunidade científica ou de agências financiadoras. NIGMS (National Institute of General Medical Sciences) audaciosamente incentivou cientistas para alardear uma trilha nesta área científica, e os resultados dessa pesquisa liquidou enormemente os investimentos. Em particular, o NIGMS concedeu ao que era então da “Agouron Pharmaceuticals, Inc.” (Pfizer), o inibidor da protease, a droga Viracept® (mesilato de nelfinavir).
De repente, as pessoas poderiam viver com AIDS há décadas. Estimativas prevêem que passou de US$ 7.5 bilhão de dólares de ganhos no valor econômico decorrente da redução nas mortes por AIDS que ocorreram ao longo das últimas duas décadas. Mesmo admitindo apenas uma parte dessa redução pode ser atribuída à eficácia do coquetel terapêutico, a economia a partir deste investimento são impressionantes.
Índices de drogas desenvolvidas a partir de estrutura baseada no design da droga estão em andamento em escala industrial. Um novo tratamento para o câncer hepático, Thymitaq® (nolatrexed dihydrochloride), está em fase final de testes clínicos que com isso ganhou um agente facilitador da Food and Drug Administration. Com esse efeito, esta ação irá conceder com que essas drogas possuam uma prioritária revisão das agências de analises clínicas americanas.
Estrutura baseada no design da droga é parte integrante dos novos medicamentos descoberta atualmente. Enquanto não se pode dizer que apenas essa abordagem é necessária e suficiente para a obtenção de um medicamento no mercado, nenhuma tecnologia pode sustentar essa capacidade. Parte da razão é que o design estrutural de base da droga é realmente uma coleção de tecnologias que inclui a biologia molecular, química computacional e bioinformática. Acima de tudo, a abordagem depende de as pessoas trabalharem juntas em equipes interdisciplinares para atacar uma doença com design variável através de um novo composto.
Estrutura baseada da droga possibilita a descoberta de drogas mais rápidas, contribuindo para diminuir o trabalho de escolhas da indústria química molécula, para encontrar uma agulha num palheiro. A Obtenção da estruturas de uma droga é um alvo complexo com uma série de drogas candidatas podem orientar no desenvolvimento de medicamentos mais precisos relacionadas com a bio-disponibilidade, toxicidade e a sua manufatura.
É claro que estratégias orientadas para encontrar novos medicamentos é uma abordagem bem sucedida que estão salvando vidas todos os dias. Quanto mais droga derivadas de estrutura de base da droga chegarem ao mercado, mais histórias de sucesso possam estar à espera de ser contada.
Deaths: Preliminary data for 2001.
National Vital Statistic Reports 51(5) http://www.cdc.gov/nchs/data/nvsr/nvsr51/nvsr51_05.pdf
National Institutes of Health.
A plan to ensure taxpayer interests are protected, NIH response to the conference report request for a plan to ensure taxpayer's interests are protected.
July 2001
http://www.nih.gov/news/070101wyden.htm
Murphy, KM, Topel RH.
Measuring the gains from medical research: An economic approach.
2003.
University of Chicago Press
Tradução do artigo “Structure-Based Drug Design Fact Sheet”


0 Comentários de Design da base estrutural da droga - Fatos e Estudos
Deixe seu comentário!